
Styvenson Valentim, Giordano e Zequinha Marinho votaram pela redução da jornada, sem corte nos salários
Os três senadores do Podemos votaram a favor do fim da escala 6x1, aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (14). Styvenson Valentim (RN), Zequinha Marinho (PA) e o líder da bancada, Giordano (SP), registraram votos favoráveis nos dois turnos da proposta.
A proposta de emenda à Constituição (PEC 221/2019) recebeu 75 votos favoráveis e um contrário em cada turno. O texto, que prevê dois dias de descanso remunerado por semana, segue para promulgação.
Antes da votação, Styvenson reafirmou no Plenário a posição que havia adotado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em setembro. “Eu vou dizer que meu voto da CCJ, que foi favorável, vai se repetir hoje aqui”, declarou.
O senador também chamou atenção para os efeitos das jornadas prolongadas sobre a saúde dos trabalhadores e defendeu que o debate ultrapasse as divisões partidárias. “Isso aqui não é uma pauta diretamente da esquerda nem da direita”, afirmou.
Durante a análise da matéria na CCJ, Zequinha Marinho destacou os benefícios da mudança. “Vamos dar ao trabalhador brasileiro um pouco mais de qualidade de vida”, defendeu. Segundo ele, a medida poderia beneficiar 21,1 milhões de trabalhadoras em todo o país.
A PEC estabelece a redução gradual da jornada máxima de 44 para 40 horas semanais, sem diminuição dos salários. Um dos dias de repouso deverá ser preferencialmente aos domingos.
As novas regras não entram em vigor imediatamente. A redução da jornada seguirá os prazos de transição previstos na proposta.
Filiar é construir o Brasil que a gente acredita.
Faça parte do movimento que aposta na renovação política, na ética e na participação cidadã.
20falar
Notícias, agenda e bastidores no seu e-mail toda semana.

