Podemos 20 — Mudar o Brasil
Imprensa

Avança na Câmara projeto de Renata Abreu que apoia brasileiros em recomeço de vida

Por Liderança do Podemos
Avança na Câmara projeto de Renata Abreu que apoia brasileiros em recomeço de vida

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 96/2025, de autoria da deputada federal Renata Abreu (SP), que cria a Política Reintegra Brasil, voltada ao acolhimento e à reinserção social e profissional de brasileiros que retornam ao país em situação de vulnerabilidade, especialmente repatriados e deportados.

O projeto já havia sido aprovado pela Comissão de Saúde e agora avança mais uma etapa em sua tramitação na Câmara dos Deputados. O texto aprovado mantém o substitutivo construído durante as discussões nas comissões e fortalece a iniciativa ao transformá-la em uma política pública permanente, garantindo continuidade às ações de acolhimento, assistência e reintegração.

“Quando um brasileiro retorna ao país, muitas vezes volta sem recursos, sem apoio familiar e profundamente abalado emocionalmente. O Estado precisa estar preparado para acolher essas pessoas e ajudá-las a reconstruir suas vidas com dignidade”, afirma Renata Abreu.

A Política Reintegra Brasil prevê a criação de postos de acolhimento em aeroportos, fronteiras e demais pontos de entrada no país para atendimento inicial, orientação e encaminhamento dos retornados. O projeto também estabelece atendimento psicológico, assistência social, regularização documental, acesso prioritário a programas sociais, qualificação profissional e linhas de crédito para estimular a reinserção econômica.

Entre as medidas previstas estão a elaboração de planos emergenciais para situações de retorno em massa, apoio na localização de familiares, facilitação de matrículas escolares para crianças e adolescentes, proteção patrimonial e integração entre órgãos públicos para acompanhamento dos beneficiários.

A proposta também estabelece prioridade de atendimento para mulheres responsáveis pelo sustento familiar e para pessoas em situação de maior vulnerabilidade social. Além disso, garante suporte jurídico para vítimas de violência e ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes que retornam ao Brasil.

Outra medida importante é a prioridade de atendimento no Cadastro Único (CadÚnico), facilitando o acesso a programas de transferência de renda e benefícios sociais.

Saiba mais:
Leia no site oficial do Podemos

Filiar é construir o Brasil que a gente acredita.

Faça parte do movimento que aposta na renovação política, na ética e na participação cidadã.

FILIE-SE AGORA →

leia também.

20falar

Notícias, agenda e bastidores no seu e-mail toda semana.

Compartilhar: