A perseguição política contra o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, chegou ao fim nesta quinta-feira (6). O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) absolveu a chapa Glêdson Bezerra (Podemos)/ Giovanni Sampaio (PSD), na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME). A vitória por 5 votos a 2 contou com manifestação favorável da relatora do processo, juíza Kamile Castro, e do Presidente do órgão, Desembargador Inácio Cortez.
“Tenho absoluta certeza de que a justiça foi feita. Agora, é trabalhar cada vez mais. Nós temos uma cidade maravilhosa para administrar”, afirmou Glêdson Bezerra.
A acusação, feita por adversários derrotados nas urnas e rejeitada pela Justiça, era de suposto Abuso de Poder Econômico, com a utilização de um helicóptero para distribuição de santinhos, durante a campanha em 2020, e de doação de combustível para participantes de uma carreata.
Segundo a juíza Kamile não há comprovação quanto à utilização da aeronave. A relatora destacou que nenhuma vantagem se pode atribuir ao aparecimento de um helicóptero numa carretada. Sobre as demais condutas atribuídas, a relatora afirmou que os “fatos que sequer restaram comprovados nos autos”.
Secretário Nacional de Transparência do Podemos e Presidente Estadual do Podemos-CE, Fernando Torres espera que, daqui por diante, o resultado das urnas e a vontade dos cidadãos de Juazeiro do Norte sejam respeitados.
“Além de fazer justiça, a decisão do TRE-CE, mais do que uma vitória do prefeito Glêdson, ou do Podemos, é uma vitória da democracia e da população de Juazeiro do Norte. Agora, é hora de deixar de revanchismo e investir em união e trabalho, porque é o que o povo de Juazeiro do Norte precisa, neste momento. Vamos deixar as questões políticas para 2024”, advertiu Fernando Torres.
Ao longo de todo o processo, o Podemos Nacional e a Presidente do partido, deputada federal Renata Abreu (SP), sempre reafirmaram confiança na “trajetória irretocável de honestidade” do prefeito Glêdson Bezerra.