O deputado federal Raimundo Costa (Podemos-BA), após a aprovação do requerimento para a instalação da Subcomissão Permanente de Pesca e Aquicultura na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, no último mês, participará do processo de eleição dos membros e apreciação de demandas do ramo na tarde desta quarta-feira (08), às 16h na Câmara dos Deputados.
A atividade pesqueira e aquícola estão em franca expansão não só no Brasil, mas em todo mundo. No entanto, segundo o parlamentar baiano, o orçamento público federal brasileiro ainda é bastante incipiente, o que força a provocar um debate mais aprofundado do tema, sobretudo pela vertente do agro negócio, que está intimamente ligada a questões ambientais, bem como o ambiente de regulação da atividade por parte do governo.
Ainda em raciocínio, Raimundo Costa explica que a atividade pesqueira é a única atividade do agro onde o produtor precisa de um registro para que seja autorizado a produzir. Noutro sentido, o Brasil ainda tem um consumo muito tímido desse tipo de proteína.
O objetivo da instalação da Subcomissão Permanente de Pesca é ampliar a discussão com o governo sobre uma política séria e responsável sobre o consumo de pescado, modernização do setor, e introdução de novas tecnologias. O setor, que tem grande potencial, exige um trabalho significativo para acompanhar as demandas, buscar investimentos e melhorias, acompanhar as legislações que tratem do tema.
Participação:
- Adriana Papaleo da MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura;
- Luizinho da SINTRAPESCA – Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de Pesca de Santa Catarina, que veio em caravana de 50 pessoas para prestigiar a instalação da SUBPESCA;
- Lilian da ABIPESCA – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados;
- Luiz da SINDIPI – Sindicato dos armadores e das indústrias da pesca de Itajaí e Região. (Santa Catarina);
- Sabrina da CONEPE – Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura;
- Sthefanny e Vinicius da FUNDAÇÃO
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança Podemos