A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) foi eleita para a quarta suplência da nova Mesa do Senado Federal. Ao todo, a Mesa é composta por quatro suplentes, que substituem os quatro secretários, no caso de ausência.
A eleição da Mesa para o biênio 2025-2026 aconteceu por aclamação, neste sábado (01/02), após a escolha do novo presidente do Senado. A nova Mesa tem integrantes de 11 das 12 bancadas com representação no Senado.
A composição visa assegurar a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares registrados na Casa, conforme determina a Constituição.
“Retirei minha candidatura à Presidência do Senado como estratégia, porque acredito que precisamos nos fortalecer ainda mais para, no futuro, lançar uma candidatura feminina com chances reais de vitória. As mulheres precisam estar unidas para que esse movimento vá além de partidos e ideologias e represente, de fato, o eleitorado. No fim, saímos vitoriosas: além de conquistar a quarta suplência da nova Mesa do Senado, agora temos também duas senadoras como titulares nas secretarias. O foco agora é trabalhar e entregar resultados para a população brasileira”, afirma Soraya.
Foto: Rafa Otero – Liderança do Podemos