O trabalho do deputado federal Raimundo Costa (Podemos-BA) pela categoria pesqueira artesanal é de longa data. Há 47 anos, o parlamentar atua a favor dos pescadores artesanais e mantém seriedade com o compromisso que o faz ser destaque no parlamento brasileiro pela busca incessante de mais benfeitoria, desenvolvimento e dignidade para o pescador e marisqueira do estado da Bahia.
Em Salvador (BA), o parlamentar da pesca assinou o Convênio do Banco do Nordeste para a criação da primeira plataforma brasileira de gerenciamento de entidades, navegação e estatística pesqueira. “O projeto é inovador e envolve o nosso mandato, a Marinha do Brasil, Banco do Nordeste, SENAI CIMATEC e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional”, comentou o parlamentar.
Durante a solenidade de assinatura do convênio, Raimundo Costa classificou a data da assinatura como “histórica” para a segurança marítima, para a pesca e pescadores no geral. O convênio do Banco do Nordeste, no valor de R$ 330 mil soma-se com os recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado Raimundo Costa junto a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR no valor de R$ 250 mil.
Para o SENAI CIMATEC, na cadeia da pesca e aquicultura existe uma dificuldade na consolidação de dados estatísticos capazes de traçar um perfil das suas atividades, tornando quase que impossível a adoção de políticas públicas para o segmento, devido a falta de informação e segurança dos dados, dificultando o impulsionamento da produção de pescados. De acordo com o deputado da pesca, a chegada do aplicativo trará mais eficiência no levantamento de dados. “Tenho certeza que essa plataforma vem para trazer as entidades do segmento para era do ‘papel zero’, como também tem o objetivo de levantar dados estatísticos do segmento visando uma maior qualificação na elaboração de políticas públicas”, explicou o parlamentar.
A pesca é uma atividade econômica que, além de promover o sustento dos pescadores e suas famílias, gera empregos e promove o desenvolvimento ao longo de toda a cadeia produtiva, produzindo alimentos de alto valor nutritivo.
Benefícios do projeto
Os benefícios do projeto trazem mais segurança e conforto no aperfeiçoamento do sistema de informação do segmento da pesca, para que seja modernizado a maneira de captura, controle dos estoques, segurança na navegação, propiciando dignidade ao segmento e contribuindo para o desenvolvimento do setor e a sustentabilidade dos recursos. “É um aplicativo de tráfego marítimo que permitirá a comunicação entre os navegantes, traçar rotas marítimas de acordo com cartas náuticas, como também a implantação de um botão de salvatagem para casos de emergências, onde a Marinha do Brasil visualizará em tempo real”, contou Raimundo Costa. “Nosso mandato tem compromisso com a segurança no mar, sobretudo com os trabalhadores do mar, os nossos pescadores”, finalizou o parlamentar.
Fonte: ASCOM – Deputado federal Raimundo Costa