Eleito por unanimidade para presidir a Comissão de Turismo da Câmara, o deputado federal Romero Rodrigues (PB) destaca o desafio à frente do colegiado no debate e na proposição de políticas para estimular a atividade. “O Brasil tem inúmeras potencialidades no turismo, setor que responde 8% do PIB nacional e gera 7 milhões de empregos; nosso desafio será fazê-lo funcionar da melhor forma possível”, afirmou.
Após o resultado da eleição, ele destacou a confiança de seu partido, o Podemos, na sua indicação para a CTUR, e na escolha de seu nome pelos deputados da comissão.
O parlamentar lembra do potencial do turismo nacional, atividade econômica com muito espaço para crescer, gerando emprego e renda. “Na minha Paraíba, as praias são lindas, mas o turismo brasileiro é diverso, com o cerrado e o Pantanal, a Amazônia, as festas e o setor cultural. O Brasil tem opções para todos os turistas”, completa. Um dos desafios é estimular a vinda dos estrangeiros e impulsionar as viagens domésticas.
Levantamento feito pelo IBGE a partir de dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais mostra que as atividades do setor de turismo foram responsáveis pelo crescimento de 2,9% do PIB em 2022. O impulso pode ser ainda maior, lembra o presidente da comissão, gerando uma “reação positiva em cadeia”: “Quando o turismo cresce, ele impulsiona os setores de transporte, de bares e de restaurantes e de serviços em geral”.
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos