O senador Rodrigo Cunha (AL) encerra seu mandato no Senado Federal com uma trajetória coroada pela marca da transparência, da combatividade, da probidade e da democratização do acesso aos recursos públicos provenientes de emendas parlamentares. Eleito vice-prefeito de Maceió nas eleições de 2024, na chapa encabeçada pelo prefeito JHC (PL), Cunha assume a vice prefeitura da capital alagoana em 1º de janeiro de 2025.
“Com humildade, posso afirmar que cumprimos nossa missão no Senado, trabalhamos por Alagoas e defendemos de modo ferrenho os alagoanos. Ocupamos postos vitais na Câmara Alta do parlamento nacional, em termos partidários nosso desempenho foi reconhecido com minha escolha para liderar a bancada do Podemos e, em se tratando de recursos federais, garantimos mais de R$ 750 milhões para diversos investimentos nos 102 municípios do estado”, disse Rodrigo Cunha.
A atuação de Cunha no Senado foi elogiada e destacada. O parlamentar finaliza seu mandato como segundo vice-presidente do Senado Federal, tendo presidido comissões vitais na Casa como a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) e a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT). Além disso, Rodrigo liderou debates e pautas de relevo nacional que tramitaram no Congresso Nacional.
“São muitas as ações. Cito, por exemplo, a bandeira do combate ao superendividamento do brasileiro, problema enorme e de caráter econômico e social, minimizado com a chamada Lei do Nome Limpo que ajudamos a aprovar após décadas de debates. Cito também o Programa Desenrola Brasi, inclusive o Desenrola Pessoa Jurídica, outra legislação que contou com nosso trabalho de forma integral” afirmou o senador.
Mas o esforço de Cunha em temas de impacto nacional não parou por aí. O senador é um dos líderes no parlamento no debate sobre a chamada eletromobilidade, presidindo a Frente Parlamentar de defesa da causa. Rodrigo também atuou nas pautas referentes à defesa da mulher e o combate à violência feminina, à inovação com foco nas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e à transparência nas contas públicas e a democratização do destino de suas emendas parlamentares.
Tanto que em levantamento feito pelo Jornal Folha de S. Paulo o senador alagoano aparece incluído no seleto rol de apenas 2% de congressistas – entre todos os deputados federais e todos os senadores do Brasil – que estabeleceram alguma espécie de regra pública para definição da distribuição da totalidade ou de parte da verba das emendas parlamentares, os chamados “editais de emendas”.
“São centenas de associações, entidades assistenciais, instituições da sociedade civil e afins em diversos campos de atuação e mobilização social como saúde, educação, agricultura familiar, economia solidária e educação, entre outras, que tiveram acesso a estes investimentos públicos e realizaram projetos de inclusão econômica, inovação, de apoio à saúde e à educação. Tudo isso graças ao nosso projeto da Central de Emendas”, enfatizou Cunha.
O senador ainda teve como marca do seu trabalho o apoio às demandas de Arapiraca, sua terra natal e seu berço político. Arapiraca que não esquece o legado da deputada federal Ceci Cunha, mãe de Rodrigo. “Jamais poderia ser diferente. Arapiraca está em nosso DNA. Garanti recursos para obras como a revitalização do Parque Ceci Cunha, a construção do Centro de Convenções do município e fizemos nossa capital do Agreste contar com uma unidade do maior e mais moderno hospital voltado aos cuidados de pacientes com câncer do país. E este hospital, hoje em pleno funcionamento, é o Hospital de Amor arapiraquense.
“Tenho muito orgulho em ter sido escolhido pelos alagoanos e alagoanas para representá-los no Senado. Foram seis anos de muitas conquistas, muito empenho e muitos desafios. Iniciamos em 2025 uma nova página, estando ao lado do prefeito JHC fazendo Maceió avançar ainda mais. Com JHC Maceió se tornou um exemplo de gestão que precisa se irradiar para o todo o estado. Vou me dedicar ao máximo à nossa capital, porque trabalhar e bem representar nossa sociedade é minha missão de vida”, finalizou o senador.
Foto: Rafa Otero – Liderança do Podemos no Senado