Presidente Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMLRRAH), deputado federal Roberto de Lucena (Podemos-SP), encaminhou requerimento ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) pedindo informações sobre a presença de brasileiros no Afeganistão. Desde domingo (15), o grupo Talibã assumiu o controle da capital Cabul e tomou o governo do país.
O parlamentar afirma que é preciso que providências sejam tomadas, caso o MRE confirme a presença de brasileiros no local.
“O verdadeiro caos que se seguiu a estes acontecimentos, com imagens de desespero das pessoas no aeroporto internacional de Cabul, vistas pela televisão no mundo todo, em meio à tentativa de fuga em massa depois que o Talibã tomou o controle de todo o país, é fundamental que saibamos da presença ou não de cidadãos brasileiros naquele país e, em caso positivo, a tomada de medidas urgentes para a proteção e repatriação dessas pessoas”, argumenta Roberto de Lucena.
Militantes do Talibã retomaram a capital do Afeganistão quase 20 anos depois de serem expulsos de Cabul pelas tropas norte-americanas.
Segundo analistas do serviço de inteligência dos EUA, a previsão de retomada do governo por parte do Talibã deveria acontecer em algumas semanas, mas o grupo fundamentalista levou apenas alguns dias. Autoridades norte-americanas reconheceram que calcularam mal a velocidade do avanço dos militantes no Afeganistão.