A deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) tem um projeto para organizar o trânsito urbano brasileiro, que, principalmente nas grandes cidades, é caótico e muito estressante. O PL 150/2023 consiste na criação do corredor de motos. Trata-se de instalar sinalização de segurança para o tráfego seguro de motos no espaço compartilhado com os outros veículos.
Renata cita como exemplo o Faixa Azul, implantado em 2022 na cidade de São Paulo para promover um trânsito mais seguro. Começou pela avenida 23 de Maio e, passado um ano da sinalização exclusiva para motos, motonetas e ciclomotores, houve não só melhora no fluxo do trânsito em horários de pico como não foi registrado nenhum acidente. Atualmente, há 1,3 milhão de motos em circulação na Capital paulista, que já conta com 23 quilômetros de faixa azul e planeja implantar mais 220 kms de Faixa Azul.
“Apesar de não haver pesquisas específicas sobre os riscos de se transitar no corredor, é inegável que esse hábito tem proporcionado acidentes, principalmente pela falta de regulamentação mínima para um melhor convívio entre carros e motocicletas”, diz a deputada, que objetiva, com aprovação seu projeto, organizar o espaço viário compartilhado, pacificar e humanizar o trânsito nas cidades brasileiras.
Segundo a proposta da deputada federal, a definição das faixas específicas para motos, motonetas e ciclomotores será feita conforme regulamento do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).