Se tem uma coisa que brasileiro ama, é futebol! Mas ultimamente, acompanhar o time do coração nos estádios virou um luxo. Com ingressos a preços astronômicos, muita gente tem que escolher entre apoiar seu clube nas arquibancadas ou pagar as contas de casa. “Isso precisa mudar!”, diz a presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP).
Ela é a autora do Projeto de Lei 28/2025, que coloca um teto nos preços dos ingressos do futebol e de outras competições esportivas no Brasil. A ideia é simples: impedir que o torcedor seja explorado e garantir que o espetáculo continue sendo acessível para todo mundo!
“Queremos garantir o acesso justo e democrático aos eventos esportivos, especialmente o futebol, limitando os preços dos ingressos, que têm se tornado impraticáveis para torcedores de baixa renda”, diz Renata, que acrescenta: “A proposta visa equilibrar os interesses econômicos dos clubes com o direito de todos assistirem aos jogos, promovendo a inclusão social e preservando a identidade cultural do esporte no Brasil”.
Pela proposta da parlamentar, os ingressos para os setores populares não poderão custar mais que 5% do salário-mínimo, enquanto os setores intermediários terão um limite de 8%, e os ingressos premium ou vips não poderão ultrapassar 15% do salário. Além disso, pelo menos 30% dos ingressos precisarão ser destinados a setores populares, garantindo espaço para a galera que faz a festa nas arquibancadas.
E tem mais: quem tentar burlar essa regra pode pagar multas pesadas e até ter a venda de ingressos suspensa. “O futebol sempre foi do povo! Mas hoje, o torcedor precisa gastar um absurdo para viver a emoção de ver seu time em campo. Com essa proposta, queremos garantir que a alegria do estádio continue acessível para todos”, afirma Renata Abreu.
“Vai ser um gol de placa pra torcida”, aposta a deputada, que já se mobiliza para que sua proposta avance rapidamente na Câmara e devolva os estádios para quem realmente faz a diferença: a torcida apaixonada!
“Agora é a hora de fazer barulho e garantir que essa ideia vire realidade! Acompanhe a tramitação do projeto e mostre sua força, torcedor!”, convoca Renata Abreu.
Foto: Nilo Martins