A Câmara dos Deputados recebeu 47.171 solicitações de informação no ano passado, das quais 95,7% foram atendidas em até um dia e somente 0,2% foram indeferidas. O resultado mostra compromisso da Casa com a transparência e a acessibilidade, afirma o Secretario de Transparência, deputado Bruno Ganem (SP).
Os dados constam do Relatório de Acesso à Informação, que detalha as solicitações feitas à Casa por cidadãos, mostrando quantas foram atendidas, recusadas e a satisfação dos usuários. As informações são da Agência Câmara.
A satisfação dos cidadãos com os atendimentos foi alta, com 88% que se declararam “satisfeitos” ou “muito satisfeitos”. Apenas 10% se manifestaram como “insatisfeitos” ou “muito insatisfeitos”, e 2% disseram ser indiferentes.
“A satisfação de 88% dos cidadãos com os atendimentos recebidos é um reflexo do nosso trabalho contínuo em promover a transparência e a participação cidadã, assegurando que todas as informações sejam prontamente disponibilizadas e compreensíveis para todos”, completa Ganem.
Publicado pela Coordenação de Relacionamento, Pesquisa e Informação (Corpi), o relatório também inclui dados sobre os temas mais pedidos e o perfil dos solicitantes.
Os principais temas pesquisados foram:
– Institucional: 44,8%
– Deputado: 29,3%
– Proposição: 10,8%
– Atividade legislativa: 9,3%
Quanto ao perfil dos solicitantes, 63% eram homens e 37% mulheres, distribuídos nas seguintes faixas etárias:
– Até 30 anos: 22%
– De 31 a 50 anos: 37%
– Mais de 50 anos: 41%
O relatório também lista os documentos classificados com grau de sigilo (reservado, secreto ou ultrassecreto), indicando a data de término do prazo de confidencialidade ou o evento que define o termo final para sua imposição.
Os dados se referem ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023 e foram extraídos do Sistema Informatizado de Gestão do Relacionamento da Câmara dos Deputados, utilizado de maneira integrada pelos órgãos da Câmara dos Deputados que compõem o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC-CD).
Foto: Bruno Spada – Agência Câmara