Foi aprovado na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania o projeto de lei que amplia o reconhecimento das quadrilhas juninas como manifestação cultural e patrimônio imaterial do Brasil. O deputado federal Ruy Carneiro, do Podemos-Paraíba, é autor da matéria e comemorou o avanço nas discussões da proposta.
“As quadrilhas juninas fazem parte da nossa cultura. E, além da importância histórica, elas também são o sustento de muitas famílias, movimentando o comércio e a economia local. Elas representam um verdadeiro espetáculo, que encanta todo mundo e que merece mais reconhecimento e valorização”, aponta o parlamentar.
Segundo o parlamentar, a manifestação cultural fica atrás apenas do Carnaval, sendo representada o maior São João do Mundo de Campina Grande (PB), as comemorações em Caruaru (PE), São João Paz e Amor (SE) e inúmeras festas por todo Nordeste.
Dados do Ministério do Turismo divulgados em 2023, revelam que as festividades dos santos Antônio, João e Pedro, além de preservarem a cultura popular, movimentaram mais de 26,2 milhões de pessoas e arrecadaram cerca de R$ 6 bilhões.
A matéria já foi aprovada na Comissão de Cultura e está sujeita à apreciação conclusiva pelas Comissões.
Foto: Agência Câmara