Uma iniciativa do deputado federal Bruno Ganem, do Podemos São Paulo, que permite que presos e condenados por crimes não violentos prestem serviços em entidades de abrigos públicos de proteção a animais teve a urgência aprovada na quarta-feira (29/8). A matéria poderá ser votada no Plenário da Câmara dos Deputados nas próximas sessões.
Segundo o parlamentar a medida tem como objetivo a promoção da ressocialização dos presos em regime semiaberto, ao mesmo tempo em que contribui para a proteção e bem-estar dos animais em abrigos públicos de proteção animal. Ganem destaca que esse tipo de prestação de serviço já colhe bons resultados nos Estados Unidos.
“A implementação de programas que envolvem o cuidado de animais por detentos nos Estados Unidos é um excelente exemplo a ser seguido, pois, oferece benefícios tanto para os detentos quanto para os animais, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, justifica o deputado.
Bruno Ganem listou entre os benefícios que esse tipo de programa pode gerar o de que o detento pode desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos que podem ser úteis após a sua ressocialização. O deputado também defende que “o cuidado de animais pode ensinar habilidades como assumir responsabilidade, o trabalho em equipe e a boa comunicação, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos sobre saúde, bem-estar e o comportamento animal”.
O deputado também defende que o convívio dos detentos com os animais em abrigos de proteção pode gerar efeito terapêutico, que influencia até mesmo na redução dos níveis de estresse, ansiedade e depressão.
Além disso, Ganem reforça que o projeto “também poderá ajudar a reduzir a superlotação nos presídios, já que os presos que atenderem aos requisitos para participar do programa poderão ter suas penas reduzidas de forma justa e adequadas, contribuindo para uma execução penal mais eficiente”.
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos