A Câmara Federal analisa um projeto do deputado Romero Rodrigues (PB) que obriga os bancos de sangue, os serviços de hemoterapia e outros com a mesma finalidade a disponibilizarem aos doadores de sangue a realização do exame de histocompatibildiade (HLA). O exame é necessário para identificar a compatibilidade entre doadores de medula óssea e pacientes que necessitam de transplante.
De acordo com Romero Rodrigues, o objetivo é ampliar o cadastro de doadores de medula óssea, reduzindo o tempo de espera por transplantes para pessoas com doenças hematológicas, malignas ou benignas, hereditárias ou adquiridas que afetam as células do sangue. Para isso, os doadores de sangue deverão ser informados sobre a necessidade e a possibilidade de doação de medula, assim como a gratuidade realização do teste de histocompatibilidade.
“É fundamental que os serviços de saúde estejam preparados tanto para informar o cidadão sobre a importância desse tema, quanto para realizar o teste HLA, todas as vezes que um doador de sangue se dispuser a fazer parte do cadastro de doadores de medula”, justificou. A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) 2777/2011.
O deputado explicou ainda que a defasagem entre a oferta e demanda de medulas não permite que se perca qualquer oportunidade de incorporar mais um novo provável doador. “Essa situação torna obrigatória a coleta e armazenamento de informações sobre o maior número de medulas possível”, concluiu.
Foto: Sérgio Barba – Liderança do Podemos na Câmara