Presidente da Frente Parlamentar Nacional pela Eletromobilidade (FPEletromobilidade) do Congresso Nacional, colegiado que reúne mais de 30 parlamentares entre deputados federais e senadores, o senador Rodrigo Cunha (Podemos) será um dos debatedores do Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos Sul (C-Move sul), que acontece até sexta-feira (26) em Florianópolis (SC).
O evento, um dos principais da América Latina em sua área, vai discutir a eletromobilidade pelo ponto de vista de especialistas do setor reunindo representantes de governos, legislativos, universidades e empresas. A participação de Cunha acontece na sexta, às 11h.
“Os carros elétricos são uma realidade que veio para ficar. É preciso reduzir a dependência do país dos chamados combustíveis fósseis, como a gasolina por exemplo, gerando economia para os motoristas e despoluindo o meio ambiente. Este é chamado processo de descarbonização. Porém, quem compra um carro elétrico precisa ter garantias de peças para manutenção, assistência técnica, segurança e valorização do veículo. No C-Move Sul vamos debater questões como estas e, especialmente, vamos dialogar a respeito do PL do Programa Mover submetido ao Congresso pelo governo”, destacou Cunha.
Uma Medida Provisória (MP 1.205/2023) publicada no penúltimo dia de 2023 no Diário Oficial da União (DOU) instituiu o Programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que objetiva apoiar a descarbonização dos veículos brasileiros, o desenvolvimento tecnológico e a competitividade global. A MP deu incentivos fiscais para empresas do ramo automotivo que investem em sustentabilidade e fez a previsão de novas obrigações à indústria automotiva para diminuir seu impacto ambiental.
Substituindo a MP, um Projeto de Lei (PL), prevê R$ 19,3 bilhões em incentivos fiscais para o setor automotivo até 2028. A proposta já está em tramitação no Congresso Nacional.
Foto: Rafa Otero – Liderança do Podemos no Senado