O deputado federal Rodrigo Gambale, de São Paulo, tem a missão de buscar com urgência a aprovação do Projeto de Lei 3409/2023 que dispõe sobre o prontuário único de saúde integrado entre todo o SUS e toda a rede privada de prestação de serviços de saúde.
O parlamentar ressalta que, hoje, o Brasil tem o sistema SUS, mas não há integração entre os estados. A vinculação do histórico médico em um modelo digital para o acesso em qualquer sistema de saúde precisa ser implantado, garantindo segurança para o médico e para o paciente.
“Esse é um dos grandes objetivos que temos para a saúde, é trazer melhoria na vida das pessoas. O prontuário único e centralizado, promove a melhoria das informações epidemiológicas sobre saúde e doença da população, permitindo a formulação de políticas públicas mais eficientes”, afirma.
“Ele estaria acessível em todos os níveis de atenção à saúde, incluindo informações sobre alergias, vacinas, procedimentos cirúrgicos, internações, exames, dentre outras informações relevantes. O histórico do paciente precisa ser integrado ao sistema digital.” O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Foto: Tikkho Maciel – Liderança do Podemos