O Podemos consolida-se como uma das forças políticas em ascensão no Brasil, com expressivo aumento de representatividade nas eleições municipais de 2024 para as Câmaras dos Vereadores. Segundo o Relatório de Performance 2020-2024, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Partidário, o partido quase triplicou o número de vereadores eleitos, ampliou sua atuação em grandes centros urbanos e conquistou novas localidades em diversas regiões do País.
Comparando os números de 2020 e 2024, o Podemos teve salto impressionante em vereadores eleitos, passando de 1.473 para 2.327 – crescimento de 58%. Este aumento reflete a maior presença do partido em quase todas as regiões do Brasil, com destaque para estados como Acre e Espírito Santo, que viram a participação do Podemos crescer de forma exponencial. No Acre, por exemplo, o partido saltou de 9% para 64% das cidades com chapa, enquanto no Espírito Santo a ocupação territorial quase dobrou, passando de 50% para 94%.
GRANDES CENTROS
Além da expansão territorial, o Podemos se destacou em grandes cidades. No Estado de São Paulo, o partido ampliou sua presença em 35% mais cidades em comparação com 2020, e o número de vereadores eleitos subiu de 342 para 522, representando 53% de aumento. A capital paulista viu um crescimento notável do partido, que também obteve bons resultados em outras capitais como Recife e Fortaleza.
No Espírito Santo, o partido obteve crescimento de 191% no número de vereadores eleitos, saltando de 43 para 125, consolidando-se como uma força local importante. Já no Norte do Brasil, o Acre foi o grande destaque, com aumento de 405% na participação eleitoral, tornando-se um estado-chave para o partido.
POPULAÇÃO GOVERNADA
Com o aumento do número de prefeitos e vereadores eleitos, o Podemos agora governa uma população significativamente maior. Entre 2020 e 2024, a população governada por representantes do partido aumentou em 48%, passando de 3,67 milhões para mais de 5,4 milhões de pessoas. Em Pernambuco, o número de eleitores governados por prefeitos do partido disparou de 99 mil para 361 mil.
O crescimento do Podemos em estados do Norte e do Sudeste foi uma das marcas registradas do partido nesta eleição. Estados como o Piauí, que teve crescimento de 461% no número de candidaturas a vereador, e o Rio Grande do Norte, onde a presença do partido aumentou em 776%, mostraram como o Podemos conseguiu entrar em novos territórios e consolidar sua atuação.
Satisfeita com a evolução eleitoral do Podemos, a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), diz que o resultado obtido nas urnas em 6 de outubro é reconhecimento dos eleitores ao trabalho feito pelo Podemos, que tem apenas 7 anos de existência.
“Com essa expansão territorial e maior presença nos centros urbanos, o Podemos emerge das eleições de 2024 mais forte, consolidando-se como uma das grandes promessas para o cenário político brasileiro nos próximos anos”, declara Renata Abreu.
Foto: Nilo Martins