A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), o líder do partido na Câmara, deputado Romero Rodrigues (PB), e o presidente da Frente Parlamentar Mista de Hotelaria Brasileira, deputado Gilson Daniel (ES), representaram a legenda num ato nacional em defesa da manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, o Perse, hoje, em Brasília.
Criado durante a pandemia da Covid-19 para socorrer empresas dos segmentos de turismo e eventos, o Perse ainda é necessário para a recuperação integral as atividades vinculadas ao programa. “O Perse é uma conquista do povo brasileiro. O ato é em apoio ao setor de eventos, que tanto contribui para a economia nacional, que mais gerou emprego e que mais retribuiu no parcelamento das dívidas em retorno para o governo”, afirma Renata Abreu, relatora do Perse em 2021.
O líder Romero Rodrigues, que presidiu a Comissão de Turismo em 2023, também apoia a mobilização e reitera o compromisso do partido ao defender a continuidade do Perse. “O setor do turismo e de eventos foi o primeiro a parar as atividades durante a pandemia da Covid-19 e o último a voltar, tendo prejuízos incalculáveis. Então é preciso respeitar o tempo que esses segmentos precisam nesse processo de retomada que ainda está em curso. Por isso, o Perse é um instrumento importante e decisivo para o setor.”
Além do apoio à mobilização o deputado federal Gilson Daniel, Podemos Espírito Santo, protocolou emenda à Medida Provisória 1.202/23 em que pede a supressão do inciso I, do caput do artigo 6° da MP que antecipa o término do Perse.
“A eventual extinção do Perse traz a desconstrução no planejamento empresarial, a insegurança jurídica, risco iminente de demissões, provável aumento nos preços para os consumidores de setores como hotéis, cinemas, teatros, shows, casas noturnas, feiras e convenções. E é isso que queremos evitar”, afirma o deputado federal Gilson Daniel, que é presidente Frente Parlamentar Mista de Hotelaria Brasileira.
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos