Partido que mais cresce no Brasil, o Podemos, realizou primeiro encontro das Bancadas do Congresso Nacional, após as eleições de 2022. Nesta quarta-feira (23), os novos parlamentares foram recebidos para a ambientação e planejamento do mandato. O evento aconteceu na sede do partido, em Brasília/DF.
A reunião contou com a participação da presidente Nacional do partido, deputada federal Renata Abreu (SP), do atual líder no Senado, Oriovisto Guimarães (PR), líder do Podemos na Câmara, Igor Timo (MG), e com os deputados federais eleitos para próxima legislatura: Deltan Dallagnol (PR), Gilson Daniel (ES), Sargento Portugal (RJ), Maurício Macron (RS), Nely Aquino (MG), Dr. Victor Linhalis (ES), Rodrigo Gambale (SP) e Bruno Ganem (SP). Também compareceram o deputado reeleito Raimundo Costa (BA), o deputado Tiago Dimas (TO) e o senador Alvaro Dias.
Renata Abreu comemorou a ampliação da Bancada do Podemos na Câmara conquistada nas eleições de outubro e afirmou que a incorporação do PSC ao partido fortalece a sigla dentro das discussões e votações no Congresso Nacional.
“Nossa bancada é muito atuante, orgulho para o Brasil. Com os novos parlamentares e a incorporação, o Podemos se destaca como a oitava bancada na Câmara e isso tem um peso político muito grande nas decisões. O Podemos tem união e respeito ao projeto de cada um. Ouvimos o que é importante para cada um e fortalecemos a luta das bandeiras de cada um. Quando a gente senta junto na bancada a gente decide juntos. Todos os espaços de visibilidade que conquistamos a gente faz de forma rotativa para que todo mundo tenha espaço de protagonismo. A gente faz todo um trabalho para que o Podemos seja um partido diferenciado. Não só na sua posição de independência, de respeito, de seriedade. Mas, acima de tudo na forma como acolhe seus filiados e seus parlamentares com muito amor e muita dedicação. Acima de tudo respeito e a construção coletiva do que é importante para cada um”, reforçou.
O senador Oriovisto Guimarães deu as boas-vindas aos novos deputados federais e falou sobre o papel do Podemos em fazer política com unidade para atender os anseios dos brasileiros.
“Muito importante que Câmara e Senado falem a mesma língua. O Podemos é um partido independente. O papel do parlamentar é um papel de fiscal, de analisar. Realmente com independência para votar a favor, quando projeto é bom para o país e votar contra quando não é bom. Me sinto muito confortável com essa posição do Podemos de ser um partido independente e assim como se comportou com Bolsonaro, vai ser com Lula e analisar ponto a ponto. Isso exige um trabalho muito grande, muitas reuniões para que a gente possa estar em sintonia mostrando ao Brasil que somos um partido e não uma aglomeração ”, pontuou.
Igor Timo destacou que o acolhimento oferecido aos novos parlamentares faz toda a diferença no mandato e que o partido pretende ampliar o mesmo serviço para o pleito eleitoral municipal.
“Fazemos isso agora com nossos parlamentares (federais) e vamos continuar fazendo nas municipais. Isso tem feito com que o partido cresça de forma muito consistente em todo nosso país. Temos quadros técnicos que acompanham o nosso trabalho na Câmara para garantir resultados de excelência. Dou boas-vindas para todos vocês que chegam para reforçar as nossas trincheiras. Vamos continuar defendendo as bandeiras que nosso partido se propõem e transformar o nosso Brasil”, reforçou.
Os parlamentares da sigla discutiram temas relevantes para a legislatura 2023-2026 e as pautas prioritárias para os brasileiros, como: o respeito à democracia, combate à corrupção e à impunidade e todos os assuntos que atendam os reais anseios da sociedade.
Nas eleições de 2022, o Podemos elegeu 12 deputados federais e 28 deputados estaduais. Com a incorporação, o Podemos contará com uma bancada de 18 deputados na próxima legislatura, a oitava maior da Câmara, à frente de PDT, PSB e PSDB . No Senado, a bancada será de 7 parlamentares. Serão 48 deputados estaduais, 198 prefeitos e 3.045 vereadores em todo o País.
Durante o evento, o senador Alvaro Dias (PR) cumprimentou os novos deputados e afirmou que o Podemos assume protagonismo no Congresso Nacional.
“Quero me colocar à disposição de vocês, desejar sucesso. Sejam felizes ainda no exercício desta função, importante representação popular. A Câmara dos Deputados é a representação do povo. Portanto, a responsabilidade de vocês é exatamente serem porta-vozes das aspirações da nossa sociedade, da nossa população. É uma alegria ver o partido firme, superando a cláusula de barreira e vai continuar crescendo, sem dúvida nenhuma, com a presença de vocês agora com mais força”, reforçou.