‘Que a mudança comece por mim’. Este foi o tema do 2º Seminário Nacional do Podemos Mulher, realizado dias 1º e 2 deste mês na Zona Sul da Capital de São Paulo. O encontro reuniu prefeitas, vereadoras, presidentes estaduais e municipais, coordenadoras e secretárias do Podemos Mulher de todo o país. Ao final desses dois dias de planejamento e alinhamento de metas, as participantes regressaram para suas bases de atuação determinadas a fazer a diferença nas eleições de 2022.
Desde seu ingresso na política, a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), tem trabalhado para cativar as mulheres e aumentar a participação feminina nesse campo. Para ela, conseguir a paridade política é condição fundamental para que a desigualdade estrutural de nossa sociedade se modifique para que os direitos de ambos os sexos sejam reconhecidos e praticados efetivamente.
“É necessário construir estratégias para aumentar a presença das mulheres nos espaços institucionais da política. E isso deve começar dentro dos partidos”, explica Renata Abreu, que complementa: “A construção de políticas públicas capazes de responder às demandas sociais precisa da participação de mais mulheres, que têm o olhar e a sensibilidade no trato dessas demandas.”
Para Renata, a mulher precisa ocupar espaços no poder. “A nossa missão é inspirar mais mulheres a se engajarem neste propósito. Temos de entender como elas pensam e como motivá-las. Nós somos do tamanho dos nossos sonhos. Essa é a nossa luta! E a nossa dedicação vai fazer a diferença. Não queremos o Brasil dividido entre direita e esquerda. Queremos o Brasil dividido entre honestos e desonestos. E que os honestos venham para nosso movimento do Podemos”, discursou a dirigente partidária para a plateia feminina.
Para a presidente nacional do Podemos Mulher, Márcia Pinheiro, políticas públicas voltadas às mulheres nascem do engajamento popular. “Portanto, temas femininos precisam ser tratados como prioridade em todo o território nacional. Reunir essas mulheres podemistas, que atuam em cada canto do país, é fundamental para que possamos aumentar o número de mulheres eleitas em 2022.”
LUGAR CATIVO NOS DIRETÓRIOS
O Podemos garante espaço permanente da mulher dentro da política partidária. Resolução da presidente nacional do partido determina a nomeação obrigatória das presidentes do Podemos Mulher em todas as comissões vigentes, definitivas ou provisórias do partido. Pioneiro, o Podemos assegura a presença feminina em todos os seus órgãos partidários no Brasil.
“Nosso objetivo, como órgão partidário, é consolidar a participação política das mulheres e, com isso, nos fortalecer para o enfrentamento dos problemas sociais do Brasil, rumo à conquista da cidadania plena”, ressalta Renata Abreu.
HOMENS PRESTIGIAM
Além das mulheres, o seminário foi prestigiado pelo vice-presidente nacional do Podemos, Thiago Milhim, presidente do Podemos-Tocantins, Ronaldo Dimas, presidente municipal do Podemos-SP, Gabriel Melo, além de secretários nacionais do partido. Foram palestrantes Kiko Kislansky, Geraldo Rufino, a neurocientista Bianca Ramos e o presidente da Fundação Podemos, Ricardo Camargo.
Com metas definidas e tendo como objetivos principais avançar em pautas femininas e aumentar o número de mulheres filiadas ao partido, o Podemos Mulher prepara-se agora para promover encontros estaduais.