O Podemos confirmou o compromisso do partido com a saúde mental e aprovou um projeto que cria o Programa Nacional de Prevenção da Depressão e institui o Dia Nacional da Conscientização sobre a Depressão, a ser celebrado no dia 10 de outubro.
A urgência da análise ao projeto do líder na Câmara, Fabio Macedo, do Podemos do Maranhão, foi aprovada ontem e hoje, com relatoria da deputada Nely Aquino, do Podemos de Minas Gerais, a matéria foi aprovada. A proposta segue para ser deliberada pelo Senado.
Fabio Macedo destacou que a origem da proposta remonta da época que foi deputado estadual no Maranhão. “Este projeto é uma luta minha desde que eu era deputado estadual. No mundo são mais de 300 milhões de pessoas que sofrem com depressão. No Brasil, a Organização Mundial da Saúde registra que são quase dez milhões de pessoas que sofrem com esse mal, uma doença silenciosa que tem ceifado a vida de muitos brasileiros”, afirma.
A relatora Nely Aquino lembra que a depressão é uma doença que “mata muita gente e desestrutura muitas famílias”. “Nós temos de falar mais sobre o assunto, discutir a depressão e levá-la mais a sério, porque, assim, estaremos preservando a vida das pessoas”, ressalta.
Entre os objetivos do Programa Nacional de Prevenção da Depressão, estão: a promoção de ações de prevenção à depressão; realização de campanhas educativas de conscientização sobre a depressão, sobretudo para crianças e adolescentes; combate ao preconceito social contra os portadores do transtorno; garantia ao acesso à atenção psicossocial e ao tratamento adequado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS); garantia de informação e acesso aos serviços especializados de saúde aos portadores de transtornos depressivos e prestação de apoio aos familiares e pessoas próximas ao portador de depressão.
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos