O Podemos registra mais uma conquista. Nesta quinta-feira (15), o partido assumiu a recém criada Secretaria de Transparência da Câmara dos Deputados.
O deputado federal Roberto de Lucena (SP) foi confirmado como secretário do órgão. Para ele, o Parlamento dá mais um passo em direção ao fortalecimento da democracia brasileira.
“A Secretaria nasce de uma decisão da Câmara de discutir os temas de frente com a sociedade, olho no olho. A Casa já é uma referência nacional e internacional quando se fala em transparência e agora vamos aprimorar ainda mais essas ferramentas para que possamos organizar, catalogar todas as informações que a sociedade deseja”, destacou Lucena.
Pacote da Transparência
Durante a cerimônia, a deputada Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, pediu o empenho da Secretaria de Transparência em trabalhar pela aprovação de propostas que ampliam os mecanismos de transparência, de fiscalização, de combate à corrupção e de participação da sociedade no Parlamento brasileiro. A parlamentar entregou ao deputado Roberto de Lucena um “Pacote da Transparência”, com proposições apresentadas pelo partido que atendem a reivindicações das ruas, como o projeto do Fim do Foro no Brasil.
“A sociedade quer ser ouvida, quer participar e essa secretaria tem uma missão grandiosa. E é esse tipo de iniciativa que vai transformar a política. Está entregue em suas mãos uma missão muito grande que é resgatar a esperança do nosso povo, que precisa acreditar na democracia, que precisa acreditar na política e a transparência é a melhor ferramenta para promover essa transformação”, ressaltou Renata Abreu.
Entre as atribuições da Secretaria estão o supervisionamento da Lei de Acesso à Informação, a promoção a cultura da transparência na Casa, nos demais Poderes e na sociedade civil, a proposição medidas de aprimoramento da legislação, o acesso à informação e controle social da administração pública. Uma das metas é também unificação e padronização dos portais da transparência dos três Poderes.