O líder do Podemos no Senado, Oriovisto Guimarães (Paraná) foi o único senador a conseguir cinco estrelas no levantamento sobre transparência nos gabinetes parlamentares realizado pelo Congresso em Foco. O portal é especializado na cobertura do Legislativo em Brasília e mantém um ranking que demonstra como se encontra, em termos de transparência, o desempenho do mandato de cada deputado ou senador.
Para a composição das notas dos congressistas, foram avaliados indicadores como a publicação da agenda de compromissos, a atualização de sites e redes sociais e o detalhamento e explicação dos gastos com atividade parlamentar.
Em se tratando do quesito transparência, poucos se destacam, tanto na Câmara como no Senado. Na avaliação em estrelas, que começa com zero e vai até cinco, há apenas um nome com a pontuação máxima no Senado. É Oriovisto Guimarães, que foi o relator do Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.
“Publicidade e transparência são fundamentais na prestação de contas de todos que ocupam cargo político. Desde o início do meu mandato, abri mão de benefícios políticos e a equipe do meu gabinete é uma das menores do Senado. Não tenho segredo com relação a gastos”, declarou o senador.
Radar do Congresso: veja o levantamento na íntegra e os critérios da pesquisa.
O levantamento faz parte de um conjunto de dados exclusivos publicados na plataforma Radar do Congresso, hospedada no site do Congresso em Foco. A pesquisa sobre transparência revela situações em que o parlamentar publica informações sobre suas atividades, que vão além das já divulgadas no site do Senado.
Fonte: ASCOM – Senador Oriovisto Guimarães
Foto: Agência Senado