Prestes a completar quatro meses do seu primeiro mandato como deputada federal (2023-2026), a ex-presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Nely Aquino, do Podemos de MG, tem buscado conquistar seu protagonismo na Câmara dos Deputados, em Brasília. A parlamentar já apresentou 40 proposituras como autora e co-autora.
A estreia é marcada ainda pela aprovação de duas relatorias com pautas importantes, do Projeto de Lei 1084/2023, que amplia direitos e garantias às atletas gestantes e mães de recém-nascidos e o substitutivo do PL4.712/2019, que cria o Programa Nacional de Prevenção da Depressão, de autoria do deputado Fabio Macedo (Podemos/MA). Os dois relatórios foram aprovados no mês de maio.
Ao apresentar seu parecer pela aprovação do Bolsa-Atleta, Nely Aquino, segunda vice-presidente da Comissão do Esporte, defendeu: “é preciso garantir o pleno exercício da maternidade das atletas beneficiadas pelo Bolsa-Atleta, bem como oferecer melhores condições para o desenvolvimento esportivo das atletas, de forma que seja possível conciliar o exercício da prática esportiva com a maternidade”. A deputada reforçou ainda duas bandeiras importantes que o partido defende: a valorização da mulher e o incentivo ao esporte.
Relatora do PL de implantação do Programa Nacional de Prevenção da Depressão, Aquino afirmou que Estado tem o dever de desenvolver instrumentos que permitam melhorias sensíveis na atenção à saúde mental. A depressão é um dos transtornos mentais mais frequentes no mundo, atingindo cerca de 4,4% da população mundial.
“Dados do Ministério da Saúde indicam que 96,8% dos casos de suicídios no Brasil estão relacionados a essa doença. Por isso, a aprovação do projeto é um importante passo para aprimorar as ações de conscientização da população em todo o país. Depressão é caso de saúde pública e o SUS deve dar condições para que as pessoas se informem e se tratem”, apontou.
A atuação no Legislativo Federal é uma novidade na carreira política da parlamentar, que acumula a experiência de seis anos como vereadora da capital mineira, Belo Horizonte, onde desempenhou por dois mandatos consecutivos o cargo de presidente. “O caminho a ser percorrido é longo, mas a conquista da aprovação de ambos os relatórios em um curto espaço de tempo, vem ao encontro do que sempre defendo em minha carreira política: a ampliação da oferta dos serviços públicos e a proteção daqueles que mais precisam” defendeu.
Fonte: ASCOM – Deputada federal Nely Aquino
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos