Titular da Comissão do Esporte, a deputada Nely Aquino, do Podemos de Minas Gerais, avalia que o esporte tem um papel transformador na vida das pessoas. Ressalta que, infelizmente, as políticas públicas estejam aquém das necessidades dos cidadãos.
Como caso concreto de transformação, cita o resgate de crianças e de idosos em processo de depressão. “A partir da prática esportiva, eles podem superar as dificuldades diárias e descobrir potenciais”, comenta.
Para mulheres que vivem num ambiente de violência doméstica, o esporte pode ser a porta de saída para uma situação de risco, completa. Buscar caminhos para ampliar o leque de políticas públicas é uma das metas da comissão, que receberá, nos próximos dias, a ministra Ana Moser, do Esporte, numa audiência pública.
A interligação entre esporte, educação e saúde, três importantes demandas da população, estará na pauta dos debates. Uma outra questão a ser abordada pelos deputados é como ampliar a participação feminina nos esportes.
Para a deputada, a experiência de estar na comissão será enriquecedora. “Eu, mãe e uma mulher que não é da área do esporte, vou trazer minha experiência como cidadã, das minhas percepções de como funciona o esporte. Estou aqui para aprender”, completa.
Foto: Ronaldo Caldas/MESP