O líder do Podemos na Câmara, deputado Rodrigo Gambale (SP), falou sobre a importância e a necessidade de se ter hospitais veterinários em todas as cidades do Brasil. “Para aqueles que acreditam que o investimento deve ser feito apenas em saúde, segurança e educação, e que não se deve investir na causa animal, calma, pois agora vocês entenderão o principal motivo disso”, afirmou.
Ele lembrou que 62% das doenças que nos acometem os seres humanos são derivadas de doenças zoonóticas. Isso significa que, a cada cinco doenças que os humanos têm, três delas surgiram em animais ou vieram de animais. Hoje, só para terem uma ideia, são mais de 200 zoonóticas que nós temos no Brasil.
Citou outro dado alarmante: o Brasil hoje possui 37 milhões de lares com animais, o que equivale a dizer que 53% das casas do Brasil vivem cães e gatos. Desses, 54 milhões são cães e 30 milhões são gatos, totalizando 84 milhões de animais de companhia. Isso é mais do que o número de filhos por casal. Em 1960, o Brasil tinha uma média de 6,28 filhos por casal. Essa média, para 2020, caiu para 1,5 filho por casal.
“Cada casa hoje tem quase dois animais dentro delas. Daí a importância de termos hospitais veterinários para cuidar da saúde desses animais, proporcionar mais dignidade e, principalmente, realizar mais castrações. Temos um dado que indica que, a cada um real investido em saneamento básico, economizamos quatro reais em saúde. Tenho certeza de que, a cada um real investido em castração, conseguiremos diminuir a população animal nas ruas e retornaremos muito mais do que quatro reais de economia na área da saúde”, disse.
Para o líder Gambale, há uma importância muito grande de trabalharmos na saúde preventiva dos pets, tanto de cães quanto de gatos, e no investimento em castração. Dessa forma, teremos uma grande economia em saúde pública no nosso Brasil.
“Por isso, tenho lançado, juntamente com alguns deputados e parceiros, uma campanha para a criação de hospitais veterinários em todas as cidades do nosso Brasil. Trabalhamos em parceria com a ONG Gaari para atingirmos a meta de mais de 50 mil cães e gatos castrados em todo o país. Esse é o maior programa de castração animal do Brasil, executado em parceria com a ONG Gaari”, afirmou.
E completou: “continuaremos trabalhando intensamente pela causa animal, pois sabemos que a cada real investido na causa animal também economizamos muito em saúde pública e contribuímos para a evolução do nosso Brasil”.
Foto: Vinícius Loures – Agência Câmara