Neste Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o líder Fabio Macedo, do Maranhão, nos lembra da importância da prevenção da doença. Ele vai além, destacando a relevância dos cuidados com a saúde mental, reconhecendo que o impacto do diagnóstico de câncer de mama transcende o físico.
Os números alarmantes de casos de câncer de mama no Brasil – mais de 73 mil em 2023, conforme dados do INCA – nos instigam a refletir sobre a necessidade de ações preventivas e de apoio às mulheres que enfrentam essa batalha. No Maranhão, a estimativa chega a 1.060 casos em 2023.
No entanto, o compromisso do deputado não se restringe ao bem-estar físico, pois ele também compreende a importância da saúde mental. Seu trabalho no Estado proporciona acesso à saúde mental para todos, e a nível nacional, ele apresentou o PL que cria o Programa Nacional de Prevenção da Depressão, reconhecendo que a batalha contra o câncer de mama também pode impactar significativamente a saúde mental das mulheres.
Lidar com o diagnóstico de câncer de mama é uma jornada desafiadora. Para muitas mulheres, a mama carrega um valor simbólico de fertilidade, sexualidade, sensualidade e feminilidade. Portanto, o diagnóstico de câncer de mama pode desencadear uma série de problemas emocionais, como ansiedade e depressão.
A agressividade dos métodos terapêuticos, o medo de perder a mama e a incerteza sobre a recuperação afetam diretamente a saúde mental das pacientes. Nesse contexto, o apoio das pessoas próximas e a escolha de um profissional qualificado são fundamentais. Essa intervenção não apenas alivia o sofrimento emocional, mas também renova a esperança em dias melhores.
O deputado com sua atuação e projetos de lei, reforça a importância de cuidar não apenas do corpo, mas também da mente, na luta contra o câncer de mama, contribuindo para uma abordagem mais completa e humanizada na saúde das mulheres.
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos