O líder do Podemos na Câmara, deputado Fabio Macedo, do Maranhão, adianta que o Legislativo deve se debruçar, já a partir da próxima semana, no debate sobre a pauta verde, uma série de projetos voltados para a sustentabilidade ambiental.
Para Macedo, é acertada a decisão, tomada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), de sinalizar para líderes partidários, de votar matérias relacionadas à preservação ambiental, incluindo a preservação de florestas.
“É uma pauta mundial e o Brasil tem muito para oferecer e para contribuir no processo de transição energética de uma economia baseada na geração e consumo de energia de fontes renováveis e mais poluentes para fontes de energia renováveis”, afirma.
Petróleo e carvão, entre outros, lideram a lista de fontes poluentes. Já a energia solar, eólica e biomassa são fontes renováveis.
“O Brasil é um país com potencial voltado para a produção de energia verde, principalmente o hidrogênio verde”, afirma, para completar: “infelizmente, apesar de todo esse potencial, muita energia produzida aqui ainda depende do carvão, altamente poluente”.
A previsão é de que os deputados avaliem um projeto que regulamenta o mercado de carbono, proposta que permite às empresas compensarem a emissão de gases de efeitos estufa e comprar em créditos umas das outras.
Outra pauta em tramitação na Câmara estabeleceu mudanças nas regras da lei de gestão de florestas públicas por concessão, permitindo a exploração de outras atividades não madeireiras e o aproveitamento e comercialização de créditos de carbono.
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos