O líder do Podemos na Câmara, deputado Fabio Macedo, do Maranhão, está entre os cinco deputados que acompanham o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), na viagem oficial para Índia e China. O encontro marca a 9ª cúpula do P-20 (Presidentes de Parlamento do G20) o grupo das 20 maiores economias do mundo, em que Lira será eleito presidente.
Macedo destacou que importância do evento e celebrou a escolha do nome de Arthur Lira. Além disso, ele falou sobre os impactos positivos para a ampliação de importantes discussões.
“Estamos em Nova Délhi, capital da Índia, em um momento muito importante para o Brasil, onde estou participando da 9ª Cúpula de Presidentes de Parlamentos do G-20. Acompanho a comitiva do presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira, que assume a presidência do P-20. O evento deste ano tem como principal pauta o desenvolvimento e a transição energética sustentável. Em 2024, o Brasil será sede do evento, se colocando novamente no cenário das discussões importantes para o mundo!”, afirmou Fabio Macedo.
Além de Fabio Macedo, integram a comitiva: Daniel Almeida (PCdoB-BA); Zeca Dirceu (PT-PR); André Figueiredo (PDT-CE); Elmar Nascimento (União Brasil-BA); e Luís Tibé (Avante-MG).
Em discurso no Fórum Parlamentar, na Índia, Lira defendeu que os recursos para combater a crise ambiental devem ser investidos pelos países ricos. Arthur Lira segue o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, por mais de uma vez, cobrou recursos dos países ricos para o combate à crise climática, já que o problema teria sido causado pelo mundo desenvolvido.
A comitiva segue na Índia até o dia 14 de outubro, já que no dia 15 viajam para a China e dia 22 retornam para o Brasil.