O deputado federal José Nelto (Podemos-GO) apresentou nesta quarta-feira (30), a indicação nº 1256/2022, requerendo ao ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, para que ele adote as providências necessárias para viabilizar discurso virtual do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Congresso Brasileiro.
No documento, José Nelto lembrou que em fevereiro deste ano, o governo Russo iniciou uma incursão bélica em desfavor da Ucrânia e desde então esta passou a ser considerada a pior crise de segurança na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e como justificativa para a invasão, o governo Russo anunciou tratar-se de uma “operação militar especial”, justificada pela necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia.
José Nelto lembrou que a guerra completou um mês e já resultou em inúmeras perdas para ambos os lados. “Até o momento, são milhões de refugiados, além de milhares de mortos e feridos e somente o presidente Ucraniano poderá informar, efetivamente, o número de pessoas vitimadas por esse lamentável conflito provocado pela Rússia”, disse o parlamentar.
“É importante que o Congresso Brasileiro possa convidar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelesnky, para que faça discurso virtual à nação Brasileira, que por sua vez tomará real conhecimento acerca da situação vivenciada naquele país, em especial, para que exija do Governo Brasileiro sanções mais firmes em desfavor de todo e qualquer governo que atente contra a democracia”, afirmou José Nelto.
O parlamentar ressaltou ainda que é de suma importância manifestar apoio ao povo da Ucrânia, que bravamente vem lutando para manter a democracia, como fez os Congressos dos Estados Unidos e do Canadá.
Comissão Geral
José Nelto apresentou requerimento solicitando a transformação da Sessão Plenária da Câmara dos Deputados, em Comissão Geral para debater o apoio da comunidade brasileira à Ucrânia.
No documento, o parlamentar solicitou ainda o envio de convite às representações da comunidade ucraniana no Brasil: Embaixada da República da Ucrânia no Brasil, Sociedade Ucraniana do Brasil, Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana, Sociedade Unificação, Associação da Juventude Ucraíno-Brasileira, Igreja Ucraniana Católica do Brasil, Igreja Ortodoxa Ucraniana do Brasil e para o Museu do Milênio de Prudentópolis.
Regimentalmente, para efetivar a transformação da Sessão Plenária da Câmara dos Deputados em Comissão Geral, será necessário conseguir o apoiamento mediante assinaturas, de 171 parlamentares.
Sessão Solene
José Nelto apresentou também, Requerimento para realização de Sessão Solene do Congresso Nacional, destinada a ouvir o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Para ele, o que mais preocupa nesse confronto é a preservação da vida de civis.
O parlamentar ressaltou que de acordo com dados obtidos junto à Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2.500 pessoas que não possuem vínculos militares, foram vítimas do conflito, dos quais cerca de 977 foram mortas. Porém, a preocupação do parlamentar é que o número de mortos pode ser maior que o divulgado.
Fonte: ASCOM – Deputado federal José Nelto.