Os deputados Glaustin da Fokus e Bruno Ganem, do Podemos Goiás e São Paulo, respectivamente, integram a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A frente foi lançada na última terça-feira (26).
Glaustin da Fokus, 3º vice-presidente do colegiado, afirmou que “as famílias atípicas ganharam voz na elaboração de políticas públicas com o lançamento desta frente. A criação desta frente parlamentar é uma demanda antiga e uma vitória histórica! Sigo firme lado a lado com a comunidade autista! ”.
O deputado Bruno Ganem que também tem como defesa as pessoas com TEA destacou que o trabalho do colegiado deve ser apartidário e voltado para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam autistas em todo país.
“Tenho certeza que conseguiremos unir esforços para melhorar as vidas dos autistas. Aqui não tem direita, aqui não tem esquerda, aqui não tem centro. Aqui tem causa”, reforçou o parlamentar.
A presidente do Podemos Mulher Goiás, Larissa Lafaiete, mãe de um autista, comemorou a iniciativa e falou sobre o comprometimento do partido com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
“Essa causa foi abraçada pelo Podemos em todo o Brasil. Nós (pais) temos a esperança que a partir de hoje nossa comunidade tenha dias diferentes, com mais ganhos, com mais dignidade”, afirmou.
Com âmbito nacional, a Frente buscará, por meio de seminários, audiências públicas e trabalhos técnicos, atualizar o ordenamento jurídico brasileiro para proteger os direitos dessas pessoas. Mais de 200 parlamentares assinaram a adesão ao colegiado.