A comunidade autista requer cada vez mais ações urgentes por parte das políticas públicas para garantir inclusão e qualidade de vida. Com esse objetivo e reforçando a defesa desta pauta, o deputado federal Glaustin da Fokus (Pode-GO) se reuniu, no dia 9 de abril, com o secretário de Saúde do estado de Goiás, Dr. Rasível dos Reis Santos Júnior, para sugerir medidas de reforço às políticas de atenção às pessoas com autismo.
Entre as sugestões apresentadas pelo deputado, estão a viabilização do atendimento prioritário para as mães dos autistas; a criação de um departamento específico, destinado ao atendimento exclusivo e adequado para diagnóstico, acompanhamento e encaminhamento dos autistas; e a criação de uma coordenação específica para políticas relacionadas ao autismo, visando garantir a implementação da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Glaustin da Fokus reafirmou seu compromisso com a comunidade e deixou claro que seu mandato está à disposição na Câmara dos Deputados. “É assim que trabalhamos, com diálogo e buscando soluções dentro do que está ao nosso alcance. Aquilo que a comunidade das pessoas autistas entende que podemos ser úteis, estamos à disposição para correr atrás e buscar melhorias”, afirmou o deputado.
Vale ressaltar que Glaustin da Fokus é um parlamentar ativo pela causa das pessoas com deficiência, participando de ações em prol dessa bandeira e apresentando propostas legislativas que beneficiem a comunidade, como o projeto de lei 1462/2022, que inclui nos currículos dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Psicopedagogia conteúdos referentes ao TEA; e o projeto de lei 1466/2024, que cria o programa de moradia assistida às pessoas adultas com autismo. Ambas as proposituras estão aguardando o parecer do relator na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD).
A necessidade de ações específicas se faz evidente diante dos desafios enfrentados por pessoas com TEA, que muitas vezes encontram barreiras no acesso à educação, saúde e mercado de trabalho. Investimentos em programas de apoio, capacitação profissional e sensibilização são fundamentais para promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos. “Priorizando políticas que garantam um atendimento adequado à comunidade autista, estamos cumprindo o nosso dever de assegurar os direitos e a inclusão social de todos os cidadãos”, defendeu o parlamentar podemista.
Foto: Zeca Ribeiro – Agência Câmara