Às vésperas da edição anual da marcha dos prefeitos, na próxima semana, o deputado Gilson Daniel, do Podemos do Espírito Santo, saiu em defesa das prefeituras e criticou a criação de despesas pela legislação federal sem a contrapartida do dinheiro para custeio.
“Se criar uma despesa nova, o governo federal tem que colocar recursos. Se vai ter discussão nova, vai fazer com que os municípios tenham um gasto novo, o recurso também tem que chegar”, disse.
A exemplo de deputados da bancada do Podemos, o parlamentar é defensor da pauta municipalista. Costuma trazer à tona, em seus pronunciamentos na Câmara, problemas enfrentados nas cidades, entre eles, a falta de redes de telefonia na área rural e a carência de infraestrutura nos municípios, em especial para evitar desastres naturais.
A ausência de tecnologia é barreira para o desenvolvimento econômico e social, principalmente no interior, disse o deputado. “Como vamos segurar o jovem na área rural, sem Internet, sem tecnologia? Como podemos discutir como produzir mais em terrenos menores, se não temos tecnologia? Como vamos utilizar os equipamentos da modernidade de hoje, sem ter internet?”, questionou, afirmando que a solução do problema é uma das prioridades de seu mandato.
Ele lembrou que, ano após ano, eventos climáticos transformam-se em verdadeiras tragédias, em virtude do despreparo para prevenção, mitigação e resposta a esses eventos, o que torna urgente a implantação de instrumentos de gestão de desastres.
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos