O deputado federal Gilson Daniel (Podemos-ES) protocolou nesta segunda-feira (13) o pedido de criação da Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres. Com o protocolo do requerimento, que teve apoio de 205 parlamentares, resta somente um despacho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) deferindo a criação.
Gilson disse que a gestão de risco de desastres é uma tarefa ampla, que não se inicia no momento em que o desastre ocorre. “É preciso dar apoio aos municípios para elaboração dos planos de contingência referentes às principais ameaças naturais, na criação de sistema de alerta por envio de mensagem SMS e sirene, no monitoramento de risco, na prevenção de erosões de encostas, na coleta de lixo, dentre outras ações”, pontuou o parlamentar.
O colegiado irá fortalecer as ações e métodos que garantam a prevenção dos riscos de desastres naturais, adaptação às mudanças climáticas, além de apoiar os estados, municípios e as comunidades afetadas. Gilson afirmou que a Frente terá início nessa legislatura e sua atuação será de resultados.
Fonte: ASCOM – Deputado federal Gilson Daniel
Foto: Bruno Spada – Agência Câmara Notícias