Consciente de que os veículos elétricos ou híbridos são a principal estratégia para a descarbonização do setor de transportes e tendo em vista que a mobilidade elétrica ainda é uma carência existente e enfrentam grandes obstáculos no Brasil, o líder do Podemos, deputado federal Fabio Macedo, protocolou no dia 27 de fevereiro, no Congresso Federal, o PL 710 de 2023 que vai estabelecer a obrigatoriedade de pontos de recargas para veículos elétricos ou híbridos, em estacionamentos privados de uso coletivo, e em estacionamentos e vias públicas.
A ideia é exigir a disponibilização de pontos de recargas para esses veículos elétricos ou híbridos, uma vez que, essa carência de pontos para carregamento não só dificulta a utilização dos veículos elétricos ou híbridos, mas também desestimula a aquisição de novos automóveis desses tipos no Brasil.
Para os estacionamentos privados e públicos, Fabio Macedo propôs a instalação de pontos de recarga por porcentagem das vagas, por exemplo, os proprietários dos estabelecimentos deverão disponibilizar estações de recargas para veículos elétricos ou híbridos, em 5% (cinco por cento) das vagas, que ficarão reservadas para esses veículos, atentando para as diferenças na capacidade de investimento por parte do setor privado e do público.
A aprovação deste projeto contribuirá para o aproveitamento do enorme potencial brasileiro de adoção de veículos elétricos ou híbridos. Para o líder do Podemos, “O Brasil precisa avançar na infraestrutura em carregamentos de veículos elétricos ou híbridos para que tenhamos mais desenvolvimento desse segmento no país.”, disse Fabio Macedo.
Dados
De acordo com o estudo intitulado, “O futuro da mobilidade no Brasil: uma rota para eletrificação”, da empresa de consultoria empresarial McKinsey & Company, o Brasil deverá ter 11 milhões de automóveis movidos à bateria elétrica em 2040, que representarão 55% (cinquenta e cinco por cento) das vendas dos novos veículos, 20% (vinte por cento) do parque instalado, um total de US$ 65 bilhões em receita anual.
Segundo o estudo citado, embora os brasileiros se mostrem mais sensíveis do que outras nacionalidades às questões de sustentabilidade e de mobilidade elétrica, o crescimento da eletrificação no transporte depende de investimentos públicos e privados em quatro setores: “apoio para quem compra política de incentivo industrial, investimentos constantes em pontos de recarga e adequação da infraestrutura de geração e transmissão energética.”.
Fonte: ASCOM – Deputado federal Fabio Macedo
Foto: Sergio Lima – Liderança do Podemos