O deputado Fabio Macedo (MA), líder na Câmara em 2023, agradeceu a confiança da bancada em sua liderança, encerrada na última quinta-feira (01). Ele foi escolhido líder do Podemos tão logo eleito deputado federal e, durante o ano de 2023, liderou por várias vezes o bloco formado pelo Podemos, PSD, Republicanos e MDB. Romero Romero (PB) sucede Fabio Macedo à frente da liderança do Podemos.
Macedo lembra que foram inúmeros os desafios na articulação e nas votações no ano passado, mas que foi preciso enfrentá-los para garantir a ordem democrática e para vencer entraves que impediam a retomada econômica. Ele destaca, em especial, a reforma tributária, um novo marco que foi aprovado e promulgado por meio de PEC, depois de quase quatro décadas de debate.
Lembra ainda que as ações analisadas pela Câmara para ampliar a segurança nas escolas. Outro tema defendido por ele foi o Projeto de Lei 1291 de 2023 que criminaliza a injúria para acrescentar o combate ao preconceito por idade, a garantir da presença de acompanhante durante atendimento das mulheres em unidades de saúde, a proteção ambiental por meio de incentivo aos carros elétricos e a prevenção à depressão.
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos