A enfermagem é uma das profissões mais essenciais para a saúde do Brasil, e ter uma representante que compreende as necessidades da categoria dentro do cenário político é um avanço para toda a sociedade.
A deputada e enfermeira Ana Paula Brandão (CE), agora no Podemos, reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais, a defesa dos direitos das mulheres e o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
Natural de Fortaleza, Ana Paula tem uma trajetória marcada pela dedicação ao cuidado com as pessoas e pela luta por avanços estruturais na profissão. Com especializações em Gestão Hospitalar e MBA em Gestão da Saúde, ela ocupou cargos estratégicos, como gestora da Atenção Primária de Fortaleza e presidente do Coren-CE por dois mandatos. Atualmente, é diretora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e, na Câmara dos Deputados, atua em comissões fundamentais como a de Saúde (CSAÚDE), Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER).
Ana Paula acredita que a enfermagem precisa ser protagonista das decisões que impactam a categoria. “A profissão é desafiada diariamente, e é preciso assumir a posição de defesa na busca por valorização. Melhorar o cenário da enfermagem significa fortalecer a assistência e, consequentemente, a saúde do país”, afirma.
Ao integrar o Podemos, a deputada reforça seu compromisso com a construção de um mandato participativo e comprometido com mudanças reais. “A política nos permite ampliar espaços de diálogo e decisão. Nada melhor do que ocupar esse espaço com quem já viveu na pele as dificuldades da profissão e sabe a importância de legislar em favor dos trabalhadores da saúde e da população brasileira”, destaca.
Com foco no empoderamento feminino e na equidade de oportunidades, Ana Paula também leva para o Congresso a bandeira da valorização das mulheres, que representam a maioria na Enfermagem e ainda enfrentam desafios como jornadas exaustivas, baixos salários e dificuldades para ascender profissionalmente. Sua atuação na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher tem como objetivo fortalecer políticas públicas que ampliem a presença feminina nos espaços de decisão e garantam respeito e condições dignas de trabalho.
“Com fé, trabalho e compromisso, seguimos construindo um legado de transformação social e profissional. O Podemos é a casa da mudança, e juntos podemos mais!”, conclui Ana Paula Brandão.
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos na Câmara