Hoje, em sessão solene para celebrar o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, o líder do Podemos na Câmara, deputado Rodrigo Gambale (SP), destacou a necessidade da unidade do Poder Legislativo para aprovar medidas que tirem famílias, que tem pessoas com espectro autista, da invisibilidade.
O parlamentar que tem a defesa das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), como uma das bandeiras do mandato dele, falou sobre o compromisso em dar voz e visibilidade para as famílias que tem algum membro dentro do espectro.
“É importante lembrar que hoje, dia 2 de abril, não é um dia de comemoração e sim um dia de alerta e de conscientização. Mais de 2 milhões de famílias brasileiras atípicas vivem um abandono silencioso. São mães e pais de autistas que não encontram neuropediatras, que não tem acesso a terapias essenciais pelo SUS, que lutam anos e anos para conseguir o BPC. E apesar de todo o esforço dessa Casa, ainda essas pessoas seguem invisíveis”, alertou o líder do Podemos.
Gambale falou sobre a necessidade de investimentos em centros especializados, com a oferta de mais profissionais em saúde mental e políticas públicas que deem dignidade a essas famílias. Além disso, o líder do Podemos convocou os demais parlamentares para fortalecer a luta no combate ao preconceito praticado contra autistas.
“Nosso país enfrenta o preconceito contra a causa autista, que atrasa o debate e impede avanços. Hoje, estou aqui nesta tribuna para lembrar que o nosso compromisso vai muito além de iluminar prédios com a cor azul. Nosso compromisso é agir. Quero pedir a consciência de hoje, que ela se transforme em ação, que a gente faça desse mês de abril um marco e acelere os avanços e o olhar para causa. E que, finalmente, nenhuma família carregue mais a dor de ser invisível”, pontuou Rodrigo Gambale.
Foto: Sérgio Barba – Liderança do Podemos na Câmara dos Deputados