O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) destacou, em pronunciamento na terça-feira (12), a apresentação de requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o crime organizado em todo o país. Ele destacou que a proposição teve apoio de 34 senadores.
Segundo o senador, os altos índices de assassinatos dos últimos anos tornam urgente a medida, primeiramente, para se compreender a escalada de mortes que tem havido no Brasil e, consequentemente, para se estabelecer medidas que impeçam, ou pelo menos controlem, essa prática e as organizações nela envolvidas.
Girão ressaltou, ainda, que o colegiado adotará “viés técnico”, e que pretende fazer um levantamento de dados para identificar como essas organizações criminosas se expandiram, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país.
“Em 2016, ganhou o noticiário nacional e mundial uma verdadeira guerra entre facções criminosas que geraram um número recorde de mortes violentas nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A partir daí, a situação vem se agravando ano a ano. Portanto, faz-se imperiosa a necessidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que possa fornecer elementos para o aprimoramento de políticas públicas, para o aperfeiçoamento da legislação e a formulação de novos procedimentos eficazes para o enfrentamento do crime”, afirmou.
Fonte: Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado) – (Com adaptações)
Foto: Roque de Sá / Agência Senado