O deputado federal Dr. Victor Linhalis (ES), membro da Comissão Externa sobre o Acidente da VOEPASS, enviou um ofício à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) solicitando a intensificação da fiscalização de aeronaves de pequeno porte em todo o país.
O pedido foi motivado pelos recentes acidentes aéreos, incluindo o ocorrido nesta sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, que resultou em mortes e danos graves.
No documento, o deputado destacou a importância de reforçar o monitoramento e a certificação dessas aeronaves para garantir a segurança da aviação civil e evitar novas tragédias.
“O objetivo é prevenir novos acidentes, proteger vidas e garantir que todas as aeronaves de pequeno porte estejam regulamentadas e em plena conformidade com as normas vigentes de segurança.”, afirmou Linhalis.
O ofício também menciona a necessidade de maior controle e cumprimento das normas de segurança. O parlamentar pede que a ANAC adote medidas imediatas para assegurar que todas as aeronaves de pequeno porte estejam em conformidade com as regras técnicas e operacionais. Dr. Victor Linhalis reforçou seu compromisso com a segurança da população e espera que a ANAC priorize o tema. “É necessário aumentar a fiscalização dessas aeronaves, estamos fazendo o nosso papel de fiscalizador”, concluiu.
Foto: Mário Agra – Agência Câmara