O deputado Luiz Carlos Hauly, do Podemos do Paraná, toma posse hoje para seu oitavo mandato na Câmara Federal. Economista por formação, ele tem uma longa trajetória política, ocupando o posto de deputado federal por sete mandatos consecutivos, além de ter um respeitável currículo construído na vida pública.
De volta à Câmara, reafirma que a reforma tributária é fundamental para o Brasil voltar a gerar empregos e renda. “Eu tenho trabalhado diuturnamente pela aprovação da reforma. Meu carro-chefe é esse. O Brasil tem o pior sistema tributário do mundo. Eu acredito que se harmonizar nosso sistema tributário ao da OCDE, o Brasil vai voltar a crescer”, afirma.
Além da reforma tributária, tema de debate num grupo de trabalho da Câmara, Hauly tem acompanhado as discussões recorrentes no Legislativo e cita, nominalmente, o novo arcabouço (marco) fiscal.
Fora da seara economia, o deputado do Podemos disse que vai trabalhar pela reforma política. “Além de ter o pior sistema tributário do mundo, o Brasil tem o pior sistema eleitoral do mundo. O voto proporcional não tem mais lugar no mundo. Tem que ser voto distrital, puro ou misto. Não tem mais lugar para um presidente da República imperial, como é hoje”, afirma.
Hoje com 72 anos, Hauly possui longo histórico na política iniciado na década de 70 ao vencer eleição para o cargo de vereador de Cambé, município que fica a 400 quilômetros de Curitiba, do qual também exerceu o cargo de prefeito. A formação em economia o levou a atuar como secretário da Fazenda do Paraná no final da década de 80 durante o mandato do ex-governador Álvaro Dias, também do Podemos.
Foto: Luis Macedo – Câmara dos Deputados