Preocupado com as novas diretrizes anunciadas pelo presidente do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Márcio Pochmann, o deputado federal Luiz Carlos Hauly requereu audiência pública para discutir os rumos do IBGE. Além de Pochmann, Hauly convidou para a audiência (que ainda não tem data definida), Simon Schwartzman, que presidiu o IBGE entre 1994 e 1998 e também foi diretor para o Brasil do American Institute for Research entre 1999 e 2002. O objetivo dessa audiência será o de debater tecnicamente sobre os indicadores econômicos aferidos pela referida instituição, bem como se dará a divulgação desses dados.
A promoção desse evento se justifica porque, conforme inúmeras matérias divulgadas pela imprensa e também artigos de especialistas do setor de pesquisas, o novo presidente do IBGE, Marcio Pochmann, tem como meta da sua gestão modificar o modelo da metodologia aplicada nos cálculos dos indicadores econômicos de responsabilidade da instituição e também estaria pensando em modificar a forma de divulgação.
O IBGE é responsável por aferir indicadores de produção e renda, como o PIB – Produto Interno Bruto, que é o principal indicador da atividade econômica de um país. Além disso, ele calcula indicadores de preço que medem a inflação, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Por isso, é de suma importância à realização de uma audiência pública para debater o tema, sobretudo para ter conhecimento das mudanças que estão sendo previstas pelo IBGE e a influência que podem ter na economia, lembrando que esses índices seguem uma metodologia desde 1947.
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos