O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) liderou, nesta terça-feira pela manhã, a Sessão Solene em homenagem aos 30 anos das conquistas do Plano Real.
Economista e vice-líder do governo, Hauly foi o parlamentar destacado pelo governo Itamar Franco para defender e esclarecer, em Plenário, aos demais parlamentares, a importância da aprovação da nova moeda.
Foi uma luta árdua, a oposição era muito forte, e ele chegou a ser agredido por um parlamentar petista.
Mas na sessão especial de hoje, o deputado paranaense fez o seguinte contraponto: “Na aprovação do Plano Real, a extrema esquerda fez de tudo para impedir a tramitação no Congresso e também a sua votação; e agora, na tramitação e na aprovação da Reforma Tributária ocorreu o mesmo, só que nesta ocasião, a oposição foi de parlamentares de direita. O que aprendemos com esses dois episódios é que o radicalismo não leva o País a lugar nenhum. Quem constrói as grandes mudanças são os moderados, pessoas que dialogam em busca do bem comum”, ponderou.
Durante seu discurso, o deputado Hauly fez um amplo histórico das conjunturas políticas e econômicas que levaram o Governo Itamar, que tinha como ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, a elaborar o tão bem-sucedido Plano Real.
Ele destacou a importante atuação dos brilhantes economistas que criaram, em 1994, a nova moeda brasileira: André Lara Resende, Arminio Fraga, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Pérsio Arida.
“Mas na interlocução com o Congresso, uma das tarefas das mais difíceis, de muito diálogo na busca do convencimento dos parlamentares, é importante destacar a atuação de Henrique Hargreaves, ele que era o ministro-chefe da Casa Civil do Governo Itamar Franco”, observou.
O deputado Hauly relembrou que, “com o fim da hiperinflação, nos primeiros anos, os trabalhadores ganharam 16% real de capacidade de compra. Esse foi um fato extraordinário. Vou citar apenas um dado para comparar a importância do Plano Real: em 1993, segundo dados oficiais do governo, a inflação atingiu 2.477%; em 2023, 30 anos depois, a inflação anual fechou em um pouco mais de 4%. A absurda diferença entre a inflação de 1993 e a de 2023 mostra, de forma muito clara, a enorme contribuição que o Plano Real deu para o Brasil nessas três décadas. E essa memória jamais poderá ser apagada”, sentenciou Hauly.
Ao final do seu discurso, o deputado Hauly fez questão de agradecer a presença do ex-ministro Henrique Hargreaves, dos deputados Pauderney Avelino, Rubens Bueno e Jonas Donizette. Também aos economistas que fizeram questão de enviar depoimentos em forma de vídeos para essa sessão histórica, Pérsio Arida e Edmar Bacha.
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos na Câmara