O deputado federal Luiz Carlos Hauly enviou requerimento ao Ministério dos Transportes pedindo informações sobre o porquê do atraso da construção da nova ponte Brasil-Paraguai, que liga Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco. Conforme divulgações de jornais do Paraná, a ponte está pronta, mas ainda não pode ser usada por falta de acesso. A Perimetral Leste é a nova rodovia que ligará a BR-277 à ponte e deve ter 15 quilômetros de extensão.
O Deputado Hauly, em seu requerimento, questionou o seguinte: “o prazo contratual de conclusão das vias de acesso para que a ponte possa ser utilizada; quais são as razões técnicas e operacionais que justificam o descasamento entre a conclusão da obra de construção da ponte e o atraso na finalização das vias de acesso; a fundamentação para o aumento do valor original da obra, de cerca de R$ 104 milhões de reais, e o reajuste decorrente dos aditivos do contrato desde a sua assinatura em 2019, atingindo o valor de R$ 252 milhões de reais até o momento presente; o novo prazo de entrega das vias de acesso; se foi aberta apuração de responsabilidade, em virtude da conclusão parcial da obra até a presente data, passado mais de quatro anos desde seu início”.
Para o deputado Hauly, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, precisa explicar o porquê ocorreu esse descasamento entre a construção da ponte da Integração Brasil-Paraguai, que já está pronta, enquanto as vias de acesso que permitiriam a utilização da mesma permanecem inacabadas.
De acordo com as informações oficiais, somente 25% das obras das vias de acesso foram concluídas e não há qualquer previsão de prazo para a sua finalização. “É de suma importância à prestação destas informações, para que esta Casa Legislativa acompanhe esta questão, bem como o a lisura e cumprimento dos prazos de entrega de obras públicas”, afirmou Hauly.
Fonte: ASCOM – Deputado federal Luiz Carlos Hauly