O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (Podemos-TO) é o vice-presidente da Comissão do Esporte. Sua atuação em prol do esporte lhe rendeu reconhecimento de suas ações na época em que foi governador do Tocantins, e, agora, como parlamentar da Câmara dos Deputados. Gaguim está atuando ativamente em busca de soluções para tirar meninos e meninas das drogas com ações voltadas para a prática do esporte.
“No Brasil temos três problemas para enfrentarmos. O primeiro é tentarmos acabar com a oferta, ou seja, combater os fornecedores, os narcotraficantes.”
O segundo problema a ser resolvido é a redução da demanda. Há duas maneiras de convencer o sujeito a não usar drogas, ou seja, de prevenir o uso das drogas. Além de ameaçar prendê-lo, processá-lo e condená-lo – ou seja, reprimi-lo –, pode-se tentar educá-lo: ensinar-lhe os riscos que determinada substância traz à sua saúde e colocá-lo em contato com pessoas que já foram dependentes.
O último problema a ser resolvido é o tratamento. Chegar à eliminação das drogas não pelo ataque à oferta ou ao consumo, mas tratando aqueles que já estão dependentes da droga como vítimas que precisam de ajuda médica em vez de algozes que merecem repressão policial.
“Nesse contexto que o esporte é tão importante, pois a droga entra no país apesar das tentativas de inibir esse procedimento. Então, o que fazer? É preciso incentivar o jovem a praticar esportes, já que todos sabem que esporte e drogas não combinam. Ademais, o tratamento é muito mais eficaz se feito simultaneamente com práticas desportivas. Desse modo, percebemos que dos três problemas citados, dois podem ser solucionados com o incentivo e a pratica de esportes”, diz Carlos Henrique Gaguim.
“Nessa busca, quando fui governador conseguimos alcançar com o projeto de iniciação esportiva nas escolas de mais de 100 municípios dos 139 existentes no Estado. Esse é o caminho para nos livramos da droga: conscientização e pratica de esportes”, concluiu o o deputado.