A presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), foi uma das vozes do Brasil na reunião da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, o Parlasul, órgão legislativo do Mercosul que reúne parlamentares da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, além do Brasil.
Um dos assuntos tratados pelo grupo reunido em Montevidéu foi a situação a delegação argentina, que há quatro meses enfrenta a suspensão do pagamento de passagens e diárias por decisão do presidente da Argentina. Para ela, a situação precisa ser avaliada tendo em vista a importância da voz e do posicionamento da Argentina nos debates no âmbito do Parlasul.
A deputada Renata Abreu lembra que, diante desse cenário, propostas têm sido debatidas. Uma delas sugere incluir no orçamento do Parlasul a responsabilidade pelo pagamento de passagens e salários dos parlamentares argentinos, desde que o governo da Argentina transfira os recursos necessários.
“Seguimos acompanhando atentamente essas discussões, que têm implicações importantes para o funcionamento do Parlamento do Mercosul e para os países membros”, ressalta. A deputada manifestou sua alegria com a inauguração de um novo Plenário do Parlasul, uma reivindicação antiga do grupo.