Combater a violência praticada contra os profissionais de enfermagem é urgente em nosso país. A partir do ano de 2023, a deputada Enfermeira Ana Paula (CE) intensificou a busca por estratégias que trouxessem mudanças para a realidade dos profissionais de Enfermagem.
Fora apresentado o Projeto de Lei (PL) 4237/2023, que busca alterar o Código Penal para agravar a pena de ameaças contra esses trabalhadores. “A violência é inconcebível em qualquer espaço, mas é ainda mais grave quando vivenciada dentro dos ambientes de trabalho, que deveriam ser um local seguro e acolhedor aos profissionais da categoria”, afirma.
A proposta de Ana Paula é um grito de socorro para uma categoria que se dedica incansavelmente ao cuidado da saúde da população. A violência, que se manifesta de diversas formas, desde agressões verbais até físicas, tem impactado negativamente a qualidade de vida e o desempenho dos profissionais.
O PL é um passo crucial para garantir a segurança dos profissionais de Enfermagem, permitindo que exerçam suas funções com dignidade e sem medo. A medida também visa conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar e valorizar esses profissionais, que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da população.
A deputada reforça a importância de construir um futuro mais seguro e justo para os profissionais e para a sociedade: “A aprovação será um passo importante para a validação de um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso para esses profissionais”.
Foto: Kayo Magalhães – Agência Câmara