Projeto de Lei (PL 3252/2020) protocolado pelo deputado federal Bacelar (BA) propõe a realização do Exame de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, o Revalida, para contratar, temporariamente, médicos brasileiros formados no exterior. O autor explica que a intenção é aumentar o número de profissionais do Sistema Único de Saúde durante a pandemia.
“Nossos casos de coronavírus aumentam todos os dias e, infelizmente, ainda não chegamos ao pico da doença. Estamos em um período crítico, que exige cuidado, atenção. Temos que recrutar todos os nossos médicos e enfermeiros. Quanto mais gente cuidando de nossos pacientes, melhor” afirmou.
Bacelar ressalta que a estimativa é de que existam de 15 a 18 mil médicos brasileiros que têm diploma e registro no exterior, mas que não podem exercer a profissão no Brasil por causa da lentidão dos procedimentos de revalidação de diplomas.
“Estes profissionais estudaram e estão habilitados para salvar vidas. Proponho agilizar o processo de revalidação do diploma, em medida emergencial e temporária, para que possam atuar contra o covid-19″ finalizou.
Por: Assessoria deputado federal Bacelar.