Na primeira reunião do ano, sob a presidência do deputado federal Roberto de Lucena (Podemos-SP), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) aprovou requerimento que trará ministros para esclarecimentos e prestação de contas de suas respectivas pastas.
De acordo com o presidente da CFFC, a reunião foi muito importante para a construção de uma agenda que irá permitir o bom andamento dos trabalhos de fiscalização. “Começar os trabalhos estabelecendo uma agenda com a vinda de ministros é de extrema importância para otimização do tempo, principalmente em um ano eleitoral pressionando o calendário de atividades desta comissão”, garantiu.
Uma audiência pública para discutir os efeitos da privatização da Eletrobras e a retomada de requerimentos aprovados no ano passado, como a cobrança do adicional de bagagem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), também foram aprovadas.
Lucena destacou que mais que o trabalho de fiscalização, ele irá priorizar discussões para aperfeiçoar os instrumentos que possam contribuir para a transparência da gestão pública. “Não queremos que essa comissão se prenda apenas ao seu caráter fiscalizatório, mas que ela tenha ações de prevenção procurando discutir, formular a apresentar propostas à Câmara dos Deputados para o aperfeiçoamento de instrumentos que possam contribuir para uma maior transparência no acompanhamento das ações e aplicações dos recursos públicos federais.”